Produção de minério de ferro da Rio Tinto sobe 4% e bate recorde
A anglo-australiana Rio Tinto produziu 61,2 milhões de toneladas de minério de ferro no primeiro trimestre, segundo relatório de produção divulgado pela empresa na madrugada desta terça-feira. Na comparação com o mesmo período de 2012, a alta é de 4%. Os embarques da commodity subiram 7%, na mesma base, para 57,3 milhões de toneladas.
Segundo a companhia, esses volumes foram recordes para os primeiros três meses de um ano. A produção em Pilbara, no Oeste australiano, foi impulsionada de janeiro a março por causa de uma reavaliação das reservas e da recuperação das operações após a temporada de ciclones no país, informou a mineradora.
O minério de maior qualidade encontrado no projeto foi um dos que mais cresceram em volume extraído. No primeiro trimestre, foram produzidas 18,2 milhões toneladas desse tipo do insumo, um avanço de 15% ano a ano. Pelotas e concentrado tiveram a maior alta do período, de 20%, para 2 milhões de toneladas.
Nos três meses, a quantidade de cobre extraído também subiu. O incremento foi de 26% em relação a igual período anterior, para 150 mil toneladas da commodity. Ao mesmo tempo, a Rio Tinto revelou um avanço do total refinado apenas no Estado americano do Utah ? a alta chegou a 24%, para 50,4 mil toneladas. Em Escondida e Palabora, houve quedas de 9% e 14%, nesta ordem, para 22,6 mil toneladas e 7,5 mil toneladas, respectivamente.
A mineradora informou também que a produção de alumínio alcançou 907 mil toneladas no trimestre, um crescimento de 6% ante o mesmo período do ano passado. Já a alumina caiu 3%, para 2,2 milhões de toneladas. O volume de carvão de coque foi 3% menor, ficando em 1,6 milhão de toneladas.