Vendas de aços planos podem voltar a cair em novembro
O mercado de distribuição de aços planos continua em altos e baixos. Depois de obter aumento de 8,1% nas vendas em outubro, comparado com um ano atrás, o setor projeta retração de 7% em novembro, de acordo com o Inda e o Sindisider, entidades que reúnem as empresas de distribuição de aço do país.
Em outubro foram entregues no mercado interno 401 mil toneladas de produtos siderúrgicos planos: chapas e bobinas usadas na indústria automotiva, de linha branca, máquinas e equipamentos, implementos agrículas e construção civil.
A projeção para novembro, se confirmada, indica venda de 373 mil toneladas. Por isso, as empresas planejam fazer o mesmo nível de compras de outubro: 388 mil toneladas.
Os dados refletem leve melhoria da demanda interna desses setores, porém sem se configurar uma retomada consistente do mercado. No ano, o volume comercializado somou 3,66 milhões de toneladas, com alta de apenas 1,4% sobre igual período de 2011.
O setor, conforme o Sindiser, encerrou outubro com 937 mil toneladas em estoque. Esse volume corresponde a 2,3 meses de vendas, o que é considerado saudável para as empresas. Um ano atrás estava em 1,018 milhão de toneladas – mais de três meses de venda.